CRIANDO UM CANAL: Planejamento

DICAS DE COMO PLANEJAR SEU CANAL

Hoje muitas pessoas criam canais, porém a maioria dos canais parece que os donos acham que ter um canal é só gravar, criar uma introdução e virar rico. Porém, criar um canal não é algo fácil de se fazer, pois vai muito além de só postar vídeos é preciso ter um nicho, nome atraente, conteúdo bom, boa divulgação e muito tempo disponível.

Foto retirada do PIXABAY e editada por Biaah Teodoro.

Pensando nessa necessidade do mundo Youtuber foi elaborado este tópico “Criando um Canal” com dicas especiais para você Youtuber iniciante. São postagens dicas feitas para aprimorar e te ajudar no início desta carreira e sonho e com certeza que vão te ajudar e muito.

A IDEIA

Se você está lendo este post tenho certeza que a ideia você já teve, mas é necessário lapidá-la. Para aprimorar sua ideia é necessário fazer uma análise completa, mas como vai fazer isso? Bom, vamos iniciar vendo se você tem as respostas para todas estas questões:
                 - Qual será seu público-alvo?
                 - Qual será seu nicho?
                 - O nome escolhido condiz com seu nicho e público-alvo?                         
                 - O que seus concorrentes têm de forte? E o que eles têm de fraco?
                 - O que você fará para ser diferente neste nicho?
                 - Como gravará seus vídeos? Por celular, câmera?
                 - Aonde irá gravar? Você vai ter um cenário?
                 - Quanto tempo você tem para dedicar ao seu canal?
                 - Quais as redes sociais que você terá para ser canal?
                 - Qual editor de vídeo vai utilizar? Pago ou gratuito?
                 - Quais serão suas maiores fontes para gravar seus vídeos?

Agora pondere, você tem todas essas respostas? Não? Então corre atras! Sim? Então a sua ideia já tem uma forma e você já tem um caminho para traçar, mas ainda não está pronto para criar um canal e sair fazendo vídeos.

IDENTIDADE

Você precisará ter uma identidademas o que é isso? É a cara da sua marca, ou seja, seu mascote ou aquela assinatura que todos identificaram em seu canal. Você pode utilizar até uma foto sua, porém ela tem que estar em harmonia com seu nicho, público-alvo e chamar a atenção para seu canal. Deixar sua capa vazia também não é um ponto atrativo, então você precisará criar ou comprar uma arte para deixar seu canal bonito e atraente. Não tem como marcar uma identidade somente no canal, por isso é preciso pensar nas redes sociais, a maioria tem foto de perfil e capa, você terá que criar uma ou fazer a compra para suas redes sociais também, essas imagens são importantes, pois depois de criada será o que representa seu canal.
Se for criar lembre-se de utilizar imagens autorizadas ou suas próprias imagens. Mas caso opte pela compra lembre-se de pedir indicações, prazos e ver o portfólio antes de concluir a compra.

OBJETIVO

O objetivo será o primeiro passo para você definir seu cronograma. Para definir o seu objetivo você precisa saber qual o seu foco, o seu canal será para um hobby ou para ganhar dinheiro? Isso definirá a quantidade de vídeos e como fazer a divulgação de seu canal. "Mas que quero ganhar dinheiro e fazer por hobby”, ok sem problemas, porém sempre existe o objetivo primário, sendo assim avalie-se.
Caso definiu que o seu objetivo é para hobby, então você não precisará se preocupar com os números e sim com a qualidade, ou seja, leitores fiéis, - claro que os números importaram, mas você precisa focar na qualidade e não na quantidade -. 
Já se seu foco é o ganhar dinheiro, sua preocupação com os resultados deverá ser maior, pois para iniciar o ganho de dinheiro do youtube você precisa de no minimo mil visualizações e atingir os U$100 para fazer seu resgate, também terá que correr atrás dos patrocínios e parcerias já que o ganho de dinheiro para Youtuber não vem só do Youtube, também tem que fazer o máximo para que conquiste muitos fieis para sempre estar visualizando os seus vídeos. Obvio que ter os dois é maravilhoso, mas no inicio é necessário ter um objetivo e buscar por ele.

Criar um canal não é algo extremamente fácil, mas não é extremamente difícil e com a pratica, estudo e adaptações você conseguirá se situar e fazer fluir de maneira natural. Lembre-se a qualidade do conteúdo é o que sustenta, a organização e o planejamento é o que mantém e a divulgação é o que trás os resultados.  Essas foram as três dicas dessa primeira parte do tópico fique atendo e se inscrevam aqui no canal para não perder a continuidade desse super tópico.




Um comentário:

Heey, Psiu? Gostou dessa postagem, tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe aqui nos comentários.

Tecnologia do Blogger.